Avaliação da mini-debconf no FISL16

Antonio Terceiro terceiro at debian.org
Tue Jul 14 13:29:04 UTC 2015

On Tue, Jul 14, 2015 at 08:40:37AM -0300, Paulo Henrique Santana wrote:
> Olá pessoal,
>
> Não consegui acompanhar as palestras por causa do trabalho no FISL16,
> mas vi que algumas palestras tiveram um grande público e outras menos.
> Para os que estiveram lá, que avaliação vocês fazem?
>
> Ouvi muito comentários positivos do tipo: "a comunidade estava parada
> e isso vai ajudar a movimentar".

A minha palestra de 10:00 começou meio vazia, mas no final estava super
cheia. Eu só consegui voltar na sala depois das 14:00 na segunda
palestra do Eriberto, que estava cheia também. Mas a partir da do
Cascardo, até o final, estava meio vazio também.

Eu acho que isso é normal: a gente privilegiou de propósito conteúdos
relacionados a contribuição com o Debian, mas o FISL é um evento onde a
maioria das pessoas são newbies e/ou não têm a maturidade necessária pra
contribuir com projeto nenhum ainda.

Eu acho que o importante é estar lá pra que 1) a gente tenha a chance de
conhecer os trabalhos uns dos outros e 2 ) dar essa chance a quem está
de fato interessado _e_ tem condições técnicas/maturidade para
contribuir; só não podemos nos enganar, estas pessoas são a minoria do
público do FISL, e provavelmente em todos os outros eventos.

Dito isso, acho que para os próximos a gente pode tentar pensar no
"público geral", só não pode otimizar pra ele. Por exemplo esse ano os 2
primeiros dias da Debconf vão ser um "open weekend", com conteúdo e
atividades voltados para o público geral, e o resto da conferência
(outros 6 dias) vai ser a programação normal voltada ao desenvolvimento.
Talvez possamos tentar algo parecido na Latinoware.

--
Antonio Terceiro <terceiro at debian.org>