video team Brasil

Paulo Henrique de Lima Santana phls at softwarelivre.org
Mon Jan 9 21:25:44 UTC 2017

Olá,

Tenho feito transmissões das assembleias dos professores aqui em Curitiba usando meu notebook, uma webcam, e captando o som vindo da mesa de som do auditório. Usamos o Youtube principalmente porque esse é o meio mais fácil para o pessoal do outro lado conseguir acessar e usar (principalmente porque eles precisam falar de lá pra cá).
No pior cenário, poderíamos usar essa solução na MiniDebConf por ser a mais simples.

Me parece que o melhor é replicar a solução que o pessoal da Solis faz no FISL. Ano passado troquei algumas mensagens com o pessoal da Solis e eles me explicaram. Como nunca fiz aqui na prática, pode ser que algo não esteja exatamente do jeito que deve ser.

Cada auditório tem:
- 1 projetor
- 1 mesa de som
- 1 cabo para o palestrante ligar o seu notebook
- 1 câmera
- 1 desktop com monitor onde fica uma pessoa sentada em frente ao palco fazendo a operação
- 2 Easy Cap
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-773752339-easy-cap-placa-de-captura-de-video-usb-20-ps3-xbox-360-pc-_JM
- 1 PixelView Game Show
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-775690702-conversor-de-video-do-pc-p-tv-pixelview-game-show-_JM
http://www.migtec.com.br/produtos/pctv/

- Landell - software instalado no computador da transmissão para a captura das imagens e som.
https://github.com/landell/landell/tree/1.0
- Icecast2 - servidor de transmissão, podemos usar o do FISL.
http://hemingway.softwarelivre.org:8000

A captação do som é o mais fácil. Só ligar a saída de "phone" da mesa de som na entrada de microfone no notebook.

O objetivo é captar duas imagens para fazer a montagem delas.
- Do palestrante com a câmera.
- Do slide direto do projetor.

Sai um cabo RCA da câmera até o Easy Cap que converte para USB. O USB é então conectado no computador.
Quando perguntei porque usar esse conversor entre a câmera e o computador, eles me explicaram isso:
"Funciona sim ligar a camera por usb ou firewire (desde que haja driver no linux pra interpretar), mas qualquer instabilidade "derruba" o pipeline. Se perder a conexão firewire ou usb, tudo para. E as vezes só reiniciando o PC pra voltar. Acontecia casos de alguém esbarrar na camera, ou encostar no plug de energia e ela desligar, camera entrar em modo sleep, etc, etc, etc"

Sai um cabo VGA do projetor até o PixelView Game e de lá sai um cabo RCA para outro Easy Cap que converte para USB. O USB é então conectado no computador.

Câmera -> Easy Cap -> Computador
Saída do Projetor ->  PixelView Game Show -> Easy Cap -> Computador

Paulo Henrique de Lima Santana (phls)
Curitiba - Brasil
Curador de Software Livre da Campus Party Brasil 2017 (CPBR10)
Membro da Comunidade Curitiba Livre
Fone: +55 (41) 99198-1897

MiniDebConf Curitiba 2017 - 17 a 19 de março
http://br2017.mini.debconf.org

Apoie a campanha pela igualdade de gênero #HeForShe (#ElesPorElas)
http://www.heforshe.org/pt