microdebconf brasília: programação

Antonio Terceiro terceiro at debian.org
Fri May 22 13:50:18 UTC 2015

Gente, precisamos fechar logo o formato da programação.

Eu acho que as propostas que a gente teve no wiki¹ são mais ou menos
complementares, umas falando de conteúdos específicos e outras de jeitos
de fazer.

¹ https://wiki.debian.org/pt_BR/MicroDebConfBSB2015

Segue abaixo minha tentativa se uma proposta que contemple todo mundo.

Vendo os interesses dos participantes, eu acho que claramente a gente
pode ter "trilhas" paralelas, pelo menos uma relacionada a
empacotamento e outra a tradução.

Podem ter quantas trilhas a gente quiser, e acho que nem precisamos
determinar com antecedência, basta que cada uma tenha alguém mais
experiente na área pra orientar os demais. Por exemplo eu poderia fazer
uma de QA (embora tenho uma interseção razoável com empacotamento), e
Valessio poderia fazer uma de artwork se ele quiser.

Daí o dia poderia ficar planejado assim:

a) 10:00 - 10:30 | abertura + apresentações rápidas de introdução
b) 10:30 - 12:30 | primeira rodada prática
c) 12:30 - 14:00 | almoço
d) 14:00 - 14:30 | status update
e) 14:30 - 16:30 | segunda rodada prática
f) 16:30 - 17:00 | relatos, encerramento

a) todo munto junto; apresentações de introdução às trilhas

   Algo bem básico, até porquê é pra ser rápido porque o tempo é curto:
   pra quê serve, onde acontece; algo que motive o pessoal a ter vontade
   de contribuir com aquela área.

   quem: pessoas com experiência em cada área, sejam DDs ou não.
   Precisamos de voluntários para isso.

b) trilhas se dividem para meter a mão na massa, com as pessoas mais
   experientes orientando. na prática o início disso vai acaber sendo
   uma mini-oficina (e.g. "como traduzir", introdução ao empacotamento).

   Reforço a sugestão que Valessio deu dos mais experientes trazerem uma
   lista prévias de tarefas (e.g. bugs a serem resolvidos, itens a serem
   traduzidos) como sugestão pra ganhar tempo.

c) comida + confraternização; podemos aproveitar para assinar chaves
   durante uma certa socialização.

d) todos mundo junto; relatos da primeira rodada prática, planos para a
   segunda. Podemos encorajar os "novos" a fazer os relatos de cada
   grupo.

e) trilhas se dividem novamente para mais trabalho prático.

f) todo mundo junto; relatos do que se consegui fazer no dia,
   encerramento, despedida etc.

O que vocês acham?

--
Antonio Terceiro <terceiro at debian.org>