Espaço no wiki.debian.org

Felipe Augusto van de Wiel (faw) faw at funlabs.org
Thu Aug 2 05:49:42 UTC 2012

On 01-08-2012 14:15, Antonio Terceiro wrote:

> O problema que estamos tentando resolver, de acordo com a
> conversa da qual eu participei no FISL, é: o Debian teve
> pouca ou nenhuma visibilidade no FISL13.

Resultado da falta de camaradagem entre pares.

Isto posto, posso dizer com tranquilidade que mover o wiki
ou o conteúdo dele não "renovará" a presença do Debian nas
próximas edições do FISL.

> De fato. Quem não estava botando a mão na massa pra que
> isso acontecer (no que eu me incluo) acabou se acomodando,
> porque achava-se que "o Debian vai estar representado".
>
> Mas agora fez falta, e estamos tentando nos organizar
> minimamente pra que isso não se repita.  Se for possível,
> seria bom também estender esse movimento para além do FISL,
> e conseguir levar o Debian para eventos menores também.

Sempre acho interessante que os planos elaborados por quem
nunca organizou o estande tendem a ser muito mais complexos
do que o necessário.

Tome a Latinoware como exemplo. Eles sempre entram em
contato com o pessoal do Paraná que garante a presença do
Debian. Talvez por conta da visibilidade (bem menor que o
FISL) não se teve os mesmos tipos de problema que se tem
no FISL.

É tão mais fácil reaproveitar o conhecimento de quem já
sabe, resgatar a experiência deles e criar uma estrutura
que projeta esses colaboradores da trollagem marota de
forma a garantir a continuidade do que recomeçar do zero.
Não só isso, mas ver que alguns dos envolvidos na proposta
sequer seguem nossas listas ou acompanha, o dia-a-dia
internacional do projeto.

Garantir a presença do Debian é muito mais simples do que
parece, inclusive com presença de estande.  Não é fácil,
dá trabalho, mas foi feito durante anos e a cada ano com
mais complexidade e recursos.  Curioso não haver tentativa
de tentar resgatar ou recuperar isso de forma a retomar o
mesmo patamar,

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw) <faw at funlabs.org>