Espaço no wiki.debian.org

Antonio Terceiro terceiro at debian.org
Thu Aug 2 22:45:05 UTC 2012

Felipe Augusto van de Wiel (faw) escreveu isso aí:

> Resultado da falta de camaradagem entre pares.

Como eu disse antes, eu reconheço o esforço que você, a Caroll, o Chico,
e outras pessoas cujo nome eu infelizmente não me lembro agora faziam
para garantir a presença do Debian no FISL. Aconteceu o que aconteceu,
que foi uma merda, vocês resolveram não fazer mais isso, e eu respeito a
decisão de vocês. Se eu pudesse dar um `git reset --hard` no que
aconteceu, eu o faria, mas eu não posso.

Essa conversa que tivemos no FISL pra mim teve com resultado muito
pragmático que foi o seguinte: uma vez que vocês não vão mais fazer,
$alguém vai ter que fazer. É só isso, não tem nada de mirabolante. *Se*
conseguirmos mobilizar gente o suficiente e conseguirmos marcar presença
no FISL enquanto comunidade, daí a gente pensa em outras coisas.

A questão do wiki foi um mal entendido e de minha parte já está vencida,
de forma que não é necesário bater nesse cavalo que já tá morto. :)

> Isto posto, posso dizer com tranquilidade que mover o wiki
> ou o conteúdo dele não "renovará" a presença do Debian nas
> próximas edições do FISL.

Sim, concordo. Foi o que eu tentei dizer mais abaixo na minha mensagem.
Você pode até assumir um s/prioritário/necessário/ na mensagem original.
:)

> Sempre acho interessante que os planos elaborados por quem
> nunca organizou o estande tendem a ser muito mais complexos
> do que o necessário.

Na verdade a gente pensou em outro tipo de participação, e não
especificamente em um estande. Eu por exemplo não teria disponibilidade
de ajudar estando no estande (= estande da Colivre + loucuras adhoc),
então não pretendo puxar nenhum movimento de estande.

> Tome a Latinoware como exemplo. Eles sempre entram em
> contato com o pessoal do Paraná que garante a presença do
> Debian. Talvez por conta da visibilidade (bem menor que o
> FISL) não se teve os mesmos tipos de problema que se tem
> no FISL.

O pessoal do Paraná que garante a presença no Latinoware vai continuar
fazendo isso, certo? (espero que sim)

> É tão mais fácil reaproveitar o conhecimento de quem já
> sabe, resgatar a experiência deles e criar uma estrutura
> que projeta esses colaboradores da trollagem marota de
> forma a garantir a continuidade do que recomeçar do zero.

Concordo. Se não for um incômodo muito grande pra você, seria muito bom
ter a sua colaboração nesse processo. Se você quiser eu posso até eu
chamar de Debian+FISL wizard. ;-)

> Não só isso, mas ver que alguns dos envolvidos na proposta
> sequer seguem nossas listas ou acompanha, o dia-a-dia
> internacional do projeto.

Só pra ficar claro: de qual proposta exatamente você está falando?

> Garantir a presença do Debian é muito mais simples do que
> parece, inclusive com presença de estande.  Não é fácil,
> dá trabalho, mas foi feito durante anos e a cada ano com
> mais complexidade e recursos.  Curioso não haver tentativa
> de tentar resgatar ou recuperar isso de forma a retomar o
> mesmo patamar,

Tenha fé! :-) Praticamemte não houve nenhuma iniciativa concreta até
agora, não se passou sequer uma semana ...  Se você e os outros que
organizavam a presença no FISL puderem compartilhar sua experiência e
nos ajudar, vou ficar feliz.

--
Antonio Terceiro <terceiro at debian.org>