sites de GUD regionais?

Felipe Augusto van de Wiel (faw) faw at funlabs.org
Mon Jul 30 16:57:34 UTC 2012

Olá,

On 05-07-2012 13:08, Andre Felipe Machado wrote:
> Acredito que o ikiwiki faria uma barreira de entrada maior
> para as colaborações.

Dois aspectos:

1) Quais colaborações?  Já que ao longo dos anos eu vi uma ou
   duas pessoas republicar artigos nos GUDs, basicamente avisar
   sobre notícias internacionais.

2) O ikiwiki tem edição pela web, assim como todos os outros
   wikis e usa MarkDown, porque ele é uma barreira? O uso de
   git não é obrigatório.

> Nesse caso ficaríamos no moinmoin também para os guds.
> Um cms mais amigável e conhecido como o drupal ou wordpress,
> que até têm pacotes debian, poderia ser melhor aceito.

Por quem?
Pra quê?

A utopia de que somos uma força produtora de conteúdo precisa
parar.  Assim como a utopia de que as ferramentas são o problema.
Elas são somente mais uma desculpa.

Há canais oficiais (dentro do próprio Debian) pra republicar
notícias e distribuir informações para o Brasil. A questão é a
mesma, esses canais dependem de pessoas que são consideradas
confiáveis (pelo Projeto Debian) e muita gente quer ter acesso
direto.

> Existe um cms para os projetos no alioth, que pudesse ser
> recurso compartilhado?

Recurso compartilhado para o quê?

Eu acredito fortemente na ideia de "construa e eles virão",
mas nós precisamos sabe o que construir.

A Alioth não tem CMS. É possível instalar alguns itens lá
(como MoinMoin e ikiwiki) mas wiki nós já temos um.

> Esse servidor tem backups diários automatizados?

Qual servidor?

> Quais as alternativas viáveis e as recomendáveis para os guds?

As mesmas de sempre.  Usar os canais que já existem e criar
protótipos pra mostrar que uma ideia é funcional, daí basta
trabalhar pra transformar isso num subprojeto ou subdomínio
ou o que for preciso.

Como de costume, muita gente que fazer do jeito contrário
que o Debian indica. Não se constroi a infra pra abrigar
bilhões de posts primeiro, no Debian o costume é experimentar
primeiro (e eu posso fornecer domínio .net pra quem precisar)
até atingir o ponto de maturidade e ser abrigado oficialmente.

Até o momento eu vi você pedir recursos mas não vi você dizer
qual a sua meta, e se a meta é um portal de notícias, isso
não funciona. Basta olhar as comunidades brasileiras como
PostgreSQL-BR, Mozilla-BR, BrOffice/LibreOffice, todas com
portais semi-abandonados.

O planeta é um excelente canal de divulgação, e ter um ikiwiki
que "distribuísse" notícias como um planeta seria uma forma
eficiente de fazê-lo, em especial combinado com as listas de
divulgação de notícias/tradução.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw) <faw at funlabs.org>