Re: Migração da wiki e domínio debianbrasil.org.br

Paulo Henrique Santana phls00 at gmail.com
Thu Aug 1 00:10:12 UTC 2013

Olá,

Em 31 de julho de 2013 18:58, Antonio Terceiro <terceiro at debian.org> escreveu:
> Mas uma vez que a discussão já estava rolando, eu achei meio estranho
> isso de ao invés de chegar a um consenso sobre o debianbrasil.org, vocês
> irem lá e registrarem debianbrasil.org.br ...

Pessoalmente acho que infelizmente não chegaremos a um consenso sobre
o que deve ser a página principal debianbrasil.org.

O grupo que discutiu esse assunto durante o FISL14 teve uma ideia para
inovar usando o noosfero e o Felipe tem outro entendimento. Veja, não
quero polarizar a discussão "grupos do FISL x Felipe" e acho que não
existe "certo" ou "errado" nessa questão porque todas as opiniões são
válidas.  Mas é fato que o Felipe tem a vantagem de ser o
administrador dos recursos, então se ele não quiser mudar, nada será
mudado :-)

Sei que houve outras tentativas de mudar e elas morreram ao longo do
caminho, seja porque as ideias não eram boas o suficiente ou porque as
pessoas desistiram de tentar brigar para implementá-las.

Fiz a migração de parte do conteúdo da wiki para o noosfero seguindo a
orientação daquilo que discutimos no FISL14 e se o Felipe desejar, ele
pode recriar o conteúdo na wiki. Eu não gostaria que isso acontecesse,
mas se acontecer, eu sinceramente não me importo porque não vou
"brigar" por isso.
Acho que a wiki tem vários problemas como versão antiga, bugs de
login, interface "feia" que não conseguimos acertar pq depende de ter
acesso aos arquivos de configuração.
Mas enfim, cada um tem direito de fazer aquilo que desejar dentro das
suas possibilidades.

Sobre o domínio, não tenho a pretensão de que ele seja o "domínio
oficial da comunidade debian no Brasil". Fiz o registro porque estava
disponível, assim como está disponível o debianbrasil.com.br, assim
como debian.org.br está registrado e não aponta para lugar nenhum.

Sinceramente me senti de certa forma ameçado com alguns comentários.
Parece que eu fiz "algo errado", ou que o domínio está apontando para
um site de putaria e vai queimar a imagem do Debian.
O domínio é um facilitador e está apontando para um local conhecido da
comunidade. Usa quem quer, quem não quer pode continuar digitando
"softwarelivre.org/debianbrasil".
Não existe fragmentação porque não criei outro planeta, nem outra
wiki, tanto é que os sub-domínios estão apontando para os mesmos
locais.
Se isso fosse fragmentação, teríamos que nos preocupar com outras
iniciativas dispersas e por exemplo acabar com as comunidades
"softwarelivre.org/debian", "softwarelivre.org/debian-gnulinux", etc,
afinal, elas não foram criadas pelo "protetores da marca" (seja lá o
que isso quer dizer).

Pra mim a grande questão parece que é: o domínio está apontando para
outro local que não é o mesmo do debianbrasil.org pq eu não concordei
com o "consenso", mas se eu tivesse registrado e apontado para a wiki,
aí tava beleza, eu seria um cara legal... :-)

http://www.phls.com.br
Tim  (41) 9638-1897
Oi    (41) 8496-0289