Re: Migração da wiki e domínio debianbrasil.org.br

Felipe Augusto van de Wiel (faw) faw at funlabs.org
Thu Aug 1 03:48:23 UTC 2013

Olá,

On Wed, July 31, 2013 23:55, Paulo Henrique Santana wrote:

> Ano passado os links do menu superior já ficaram quebrados porque
> algumas páginas foram renomeadas. Era preciso editar o arquivo .py
> no servidor para ajustar isso. Mas se for preciso vou revisar pra
> ver se tem algo quebrado nos textos.

Acho que isso também já foi ajustado.

[...]
> [...]
> mas que existem para o registro histórico:
> Nessa grupo entram: os documentos feitos em casa, documentos já
> traduzidos, todos os projetos que tem texto na própria wiki
> (brdesktop, debconf no Brasl, debian zine, etc), e os textos dos
> grupos de usuários.
> Dessas páginas, apenas a parte do grupo de usuários não foi migrada.
>
> Apesar do registro histórico dessas páginas e da importância delas, a
> verdade é que se o servidor pegasse fogo e tudo fosse perdido, muito
> pouca gente sentiria falta. É bem provável que elas tenham pouco

O ponto levantado é que a documentação pode ser marcada como histórica,
ela pode ser até renovada ou atualizada, mas ela não preicsa ser removida,
não há nada de errado e ela não está atrapalhando.

[...]
> 3 - Coisas que não são atualizadas mas servem de orientação para os
> visitantes:
> Nesse grupo entram as páginas sobre as listas, irc, planeta, links
> Tudo foi migrado.

E novamente nada se ganha com isso.  Quem tem links antigos apontando
pra essa área terá uma experiência ruim.

[...]
> Essa discussão começou algumas dias atrás após o relato da plenária
> Debian no FISL14.

Sugiro que os interessado leiam os arquivos da debian-br-geral em
http://lists.alioth.debian.org/pipermail/debian-br-geral

No momento parece estar fora do ar por conta de manutenção, mas
vários pontos foram levantados e debatidos, então o ideal é reler
a troca de mensagens para ter uma ideia mais completa.

[...]
> A questão é que gostaríamos de ter o endereço www.debianbrasil.org
> apontando para softwarelivre.org/debianbrasil e wiki.debianbrasil.org
> do jeito que é hj apontando para a wiki.
>
> Foi discutido também migrar todo o conteúdo restante da
> wiki.debianbrasil.org para a wik.debian.org para que a wiki nacional
> morresse já que ela está desatualizada e com bugs.
[...]

É um bom resumo mas não completo.

Conforme levantado, redirecionar o "www" não impede o uso do Noosfero.

O conteúdo do wiki.debianbrasil.org pode ser atualizado no próprio wiki,
e os bugs sempre que possível tem sido acertados ou corrigidos, então a
wiki nacional não precisa morrer.

Na verdade, nada precisa morrer ou ser migrado para que o Noosfero comece
a ser usado e vire uma plataforma amplamente adotada, os outros passos
são consequências do resultado que obteremos com o uso do Noosfero. Não é
necessário inverter o processo e forçar o uso do Noosfero desde já, por
isso não é necessário remover conteúdos.

Há diversos pontos e por isso eu reforço a recomendação de reler as
mensagens trocadas na debian-br-geral.

Abraço,
--
Felipe Augusto van de Wiel (faw)