Resumo da Plenária Debian no FISL14

Andre Felipe Machado andremachado at techforce.com.br
Thu Jul 11 21:48:01 UTC 2013

0)Objetivos do GUD
Divulgar nossas próprias boas experiências em utilizar Debian, e os
conhecimentos adquiridos, para atrair novos colaboradores e desenvolvedores?

1) http://softwarelivre.org/debianbrasil como entrada principal
Utilizar uma plataforma social livre como ponto focal de colaborações. Gosto das
listas de email, mas a nova geração prefere fóruns e mídias sociais.
O wiki do debian-rs ficou como item de menu na nossa página de comunidade e
continua operacional para seu uso adequado.
Alinhado com os valores do Projeto Debian, usar sw livre e utilizar o
http://www.softwarelivre.org tem tudo a ver.

Mas temos de aprender a explorar mais os recursos da plataforma.

2)nossa wiki migra para subpágina do wiki.debian.org
O wiki do debian-rs já havia migrado para dentro do wiki.debianbrasil. Funciona
para seu uso adequado, há vários meses.
E teremos manutenção coletiva.

3)consolidação (merge) dos grupos regionais em apenas GUD Brasil
Ah, isso vai render debates regionais.
Mas precisamos consolidar forças e articular melhor ações.
Talvez se os grupos regionais ficarem com "seções" da página da comunidade ajude.
Talvez se apenas publiquem tópicos, comentários, blogs, com [debian-UF] na
frente para chamar atenção qdo for algo de interesse regional, como um evento de
alcance local, seja viável.

> Um adendo que eu pensei agora: dentro desse objetivo de ter um grupo
> nacional forte, acredito que podemos seguir uma ideia que o Valéssio
> comentou comigo semanas atrás sobre um concurso para criar uma logo do
> GUD nacional.
> Não sei se há tempo hábil para isso, mas seria legal já ter no
> DebianDay. E eu entendo que é importante que todos se comprometam a
> colocar como organizador do DebianDay não o GUD-estado mas sim o GUD
> nacional.

Mais urgente é uma reforma geral na nossa página da comunidade no
softwarelivre.org .
O fórum linkado não funciona, a página de entrada parece "over", e não "chama" a
colaborar e usuários postarem dicas, comentários.

> Outras sugestões que surgiram:
> - Criar uma página com "cases" de sucesso de uso de Debian para que as
> pessoas possam contribuir e mostrar como estão usando Debian no seu
> local.

URGENTE. Foi uma ótima idéia apresentada na plenária por um usuário
governamental feliz de Pindamonhangaba que desejava contar sua experiência para
outras prefeituras.
Como permitir que todos participantes da comunidade possam postar no blog nessa
plataforma? O noosfero parece simples demais na gestão de permissões.

> - Montar um grupo para elaborar um "regimento" ou carta de intenções
> ou planejamento estratético, enfim, um texto que tente responder
> aquelas questões que coloquei no início (objetivo, por que, etc).

Importante para duração a longo prazo.

> - Usar as redes sociais (facebook, twitter, google+) para ir até o
> público buscar novos contribuidores. Eu e o Valéssio temos usado essas
> redes, mas vamos ampliar nosso trabalho.

Lembrar que a plataforma base será o noosfero no softwarelivre.org. As outras
páginas terão conteúdo replicado a partir de
http://www.softwarelivre.org/debianbrasil
Como usar melhor o noosfero?

> - Elaborar um texto de chamada para que as pessoas contribuiam com a
> wiki (ou a página).

Precisa do objetivo, item 0, não?

> - Incentivar a criação de vídeos-tutoriais sobre Debian.
Muito bom. Noosfero suporta vídeos ou teremos de criar canal no vocetube?
Qual é a plataforma livre para tal?

Obrigado.
André Felipe
http://www.debian-rs.org