Resumo da Plenária Debian no FISL14

Felipe Augusto van de Wiel (faw) faw at funlabs.org
Sat Jul 13 07:16:39 UTC 2013

Olá,

On 12/07/13 14:53, Helio Loureiro wrote:
> [...]
[...]
> Tenho mais que o triplo de acessos em http://helio.loureiro.eng.br e
> diariamente, não em alguns dias,  e nem é um site tão relevante assim.
> Se a função era agregar informação, não está tendo tanto sucesso assim,
> fora que os assuntos não são sempre relacionados ao Debian.

Não entendo de que forma o planeta.debianbrasil.org atrapalha ou causa
algum problema.  E também não ficou claro qual a vantagem de desligá-lo
ou desativá-lo em função de outro plataforma.

Também não ficou claro qual a relação do seu site ter 3 vezes mais
acessos em função de continuar ou não um serviço.

> A idéia é acabar, de novo, com a segmentação com debian-rs, debian-sp,
> debian-es, etc, e, de novo, criar somente um debian-br ou debianbrasil.
> E centralizar esforços em organização e divulgação, algo que não está
> ocorrendo.
>
> Como já existe uma equipe que cuida da parte técnica na ASL, nada mais
> natural que mudarmos para uma infra por lá, pois não podemos continuar
> contando com vc 100% de tempo e não é possível ter mais gente mantendo
> os sistemas.  Então o melhor é mitigar os riscos que podem nos deixar
> surdos e mudos.

Quais problemas o Planeta Debian Brasil está apresentando?

Note que eu sou extremamente a favor da simplificação dos GUDs e de
operarmos sob um único grande grupo nacional, sou a favor disso há
vários anos e propus isso em anos anteriores.

Isso é ortogonal às diferentes mídias que usamos para nos organizar.

> Vamos mudar e testar.  Se acharmos que é ruim, ano que vem mudamos de
> novo.  Nada é pra sempre.

O argumento funciona nos dois sentidos.  Comecem a usar o Noosfero e
criem massa crítica, ainda me parece mais útil ter uma página que
funcione como "portal" que redirecione para as várias mídias do que
um redirecionamento para outro site/URL.

> Coloque uma notícia com a informação e um link para colocarem as opiniões.
> Com isso vc realmente vai conseguir medir o tráfego de pessoas interessadas
> (e que acham o conteúdo relevante).

Não acho que medir o tráfego seja parte do problema ou da solução.

Ainda não está claro qual o problema que o Planeta Debian Brasil
está causando e porque ele precisa ser desativado e/ou descontinuado.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw) <faw at funlabs.org>