Re: Resumo da Plenária Debian no FISL14

Helio Loureiro debian-br at eri.cx
Sun Jul 14 05:27:03 UTC 2013

O objetivo maior da mudança é evitar desastres como os que ocorreram com as
listas da CIPSGA ou o que aconteceu com o site do FLISOL-RS.  Esse último,
não estou muito por dentro do que ocorreu, mas entendi que foi também um
servidor no SERPRO que deu problemas bem na época da divulgação do evento,
e não podiam entrar para arrumar.   E eles também decidiram mudar por conta
disso até onde eu soube.  Como faço parte do FLISOL-SP, devo ter mais
informações sobre isso logo.

Já sobre traduções, entendo que isso não é mais uma participação de
comunidade, mas já parte do projeto Debian mesmo.  E sobre isso, o projeto
tem mais autonomia pra decidir que um grupo de usuários.

Nossos problemas para mudança são:

1) manutenção - precisamos ter confiabilidade
2) organização - precisamos ter facilidade de edição
3) apresentação - precisamos mudar para trazer mais pessoas e crescer como
comunidade
4) centralização - juntar os esforços dos debian-regionais para um debian
só, Brasil, para assim fortalecer e dividir melhor as idéias

Temos a lista de mail e a wiki.  E isso pode muito bem ser juntado no
noosfero.  Mas no nível de comunidade.  Pro restante, mais ligado ao debian
diretamente, pode ficar onde os DDs acharem melhor.

Abs,
Helio Loureiro
http://helio.loureiro.eng.br
http://br.linkedin.com/in/helioloureiro