Mentor de pacote

Fábio Lima fabio at fabiolima.eti.br
Sun Aug 3 00:27:49 UTC 2014

Pessoal, boa noite!

Gostaria de pedir informações sobre mentor de um pacote que estou querendo
submeter ao repositório oficial do Debian.

O aplicativo se chama pw3270. Trata-se de um terminal emulador de acesso ao
mainframe 3270 que pretende ser uma alternativa melhor ao livre x3270 e aos
proprietários IBM Personal Communications (PCOMM) e Host on-Demand (HoD). O
site oficial do projeto é o
http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/pw3270/one-community?page_num=0
.

Ele tem uma boa interface GTK, é multiplataforma (windows, linux e
android), suporta envio e recebimento de arquivos de/para mainframe (este
posso atestar pois testei exaustivamente com ele este recurso porque houve
uma demanda do banco para oferecer este recurso), e pode automatizar
rotinas (robôs/macros) usando libreoffice, rexx, dbus e php (estes testei
por alto).

O autor do projeto é o Perry Werneck. O projeto foi desenvolvido
internamente no Banco do Brasil. Lá pelos idos de 2004/2005 quando o banco
resolveu adotar Software Livre nas agências, havia a necessidade de um
terminal para acessar as aplicações corporativas, que rodam em mainframe.
Até então existia o x3270, mas este era muito fraquinho e problemático. O
Perry, que há uns bons anos é funcionário terceirizado do BB que dá suporte
a software livre, pegou o código fonte em C e, no decorrer dos anos, fez um
incrível trabalho de melhoria. Hoje ele é adotado em todas as agências do
BB, bem como em vários órgãos públicos brasileiros, com grande vantagem.

Estou há pouco mais de um ano na equipe que cuida da distribuição linux
usada internamente no banco. Curiosamente, o aplicativo nunca foi enviado
para os repositórios oficias das distribuições. Aliás, minto. O Perry
pessoalmente enviou para o do openSUSE, a distro favorita dele. E só.
Entretanto, ele não vê problema algum se eu tomar a iniciativa de verificar
como faz pra submeter à família Debian.

O site do SPB tem um svn com os fontes, mas o Perry sempre disponibiliza
também specs de rpm, sources em tgz, arquivos dsc e binários deb e rpm de
várias distros no repositório dele no OpenBuild Service (
https://build.opensuse.org/package/show/home:PerryWerneck/pw3270) - é a
partir do OBS que pego os pacotes pra envio aos desktops do BB.

Alguém poderia me ajudar na empreitada? Nunca fiz isso antes.