[Debian-br-gud-rs] A segunda pílula vermelha

Paulo Francisco Slomp slomp em ufrgs.br
Terça Março 31 12:32:18 UTC 2015


A segunda pílula vermelha

28 de Março de 2015, por André Machado 

http://softwarelivre.org/portal/noticias/andre-machado-a-segunda-pilula-vermelha

Em uma cena do filme Matrix, de 1999, o hacker Neo encontra Morpheus e este lhe oferece a oportunidade de fazer uma escolha: tomar uma pílula azul, acordar em sua cama e continuar acreditando no que ele quiser ou tomar uma pílula vermelha e descobrir "até onde vai a toca do coelho". Cabe notar que essa era uma escolha sem volta e que a mesma foi oferecida ao protagonista antes de que ele soubesse do que se tratava ou o que ele iria enfentar pela frente.

Nós, usuários de Software Livre, já passamos por esse momento. Corajosamente, aceitamos tomar a pílula vermelha e nos libertarmos da Matrix construída por empresas como Microsoft e Apple. Mesmo sem saber o que iríamos enfrentar e que certamente teríamos de fazer sacrifícios, como abdicar de um número quase infinito de programas populares facilmente acessíveis a poucos cliques, seja de forma legal ou não, tínhamos em nosso interior a certeza de que, apesar de tudo, aquele era o caminho a seguir.

Abrimos, então, nossos olhos e nos deparamos com um mundo real feio, frio, inóspito e assustador. A Comunidade e a nossa união nos deram forças; logo nos adaptamos, vencemos as dificuldades e começamos a trabalhar, incessantemente, para abrir os olhos daqueles que ainda estavam presos à Matrix e que não aceitavam ser libertados. Acima de tudo, estávamos livres... ou assim pensávamos.

Com o tempo, porém, nossos olhos foram novamente abertos e, infelizmente, percebemos que aquilo que achávamos ser o mundo real na verdade era mais uma camada da Matrix, construída para aprisionar aqueles que questionaram o senso comum e não se curvaram ao status quo. Percebemos que os verdadeiros ideais do Software Livre estavam sendo sumariamente esquecidos em nome de comodidades artificiais, assim como no outro nível, e que a liberdade de software estava sendo substituída pela liberdade de escolha. Em pouco tempo, tudo aquilo pelo que lutamos havia sido deixado de lado e aqueles que, bravamente, insistiam em nos lembrar do porquê estávamos ali foram taxados de radicais e marginalizados em nosso falso mundo real, da mesma forma que nós havíamos sido no nível anterior.

Chegou, então, a hora de, mais uma vez, tomarmos essa decisão.

Se você escolher a pílula azul, fim do jogo: você vai acordar em sua cama e vai usar o que quiser. Poderá usar Ubuntu, Suse, Debian, Fedora, ou a sua distro preferida, com a comodidade dos seus softwares e drivers proprietários e de seus blobs binários que farão todos os seus periféricos funcionarem e lhe permitirão acessar todo e qualquer formato de arquivo. Suas informações pessoais, bem como dados do seu hardware, dados de navegação e, talvez, sua localização geográfica, serão enviadas a empresas estrangeiras e a agências, como a NSA, que lhe vigiarão constantemente sem você saber, mas você não vai se importar com isso.

Se você escolher a pílula vermelha, porém, você irá acordar em um mundo muito parecido com o seu, mas alguns de seus hardwares não funcionarão, nem alguns de seus arquivos, que deixarão de abrir. Você achará, em um primeiro momento, que tudo isso é difícil, mas com o tempo vai descobrir que, afinal, é você quem controla o seu computador - e não o contrário - e que nenhuma empresa ou agência nacional ou estrangeira tem acesso aos seus dados, a menos que você permita isso. Você entenderá que é, finalmente, livre e não está em contradição com aquilo que acredita ou que escolheu.

Não podemos mais fechar nossos olhos e continuar achando que estamos vivendo em um mundo de fantasias. A decisão é difícil e não tem volta. A escolha é sua.




More information about the Debian-br-gud-rs mailing list