Atividades Debian Brasil na Latinoware 2016

Paulo Henrique Santana phls at softwarelivre.org
Sun Sep 25 18:33:37 UTC 2016

Olá,

----- Mensagem original -----
> De: "eribertoEriberto" <eriberto at eriberto.pro.br>
>
> Ok, falei besteira em grupo. Pensei que o PH tinha falado em PVT
> comigo. Mas é o que penso e já foi.

Tranquilo, acontece :-)

> Com o Albino, certamente, eu iria
> abordar o assunto quando ele me procurasse na Latinoware.

Não tive a oportunidade de assistir uma palestra do Albino, mas já ouvi comentários que ele passa algumas informações equivocadas, e que isso acaba refletindo na comunidade Debian.
Minha opinião é que para uma pessoa palestrar sobre detalhes de como o Debian funciona, antes é preciso contribuir de fato com o Debian, seja empacotando, traduzindo, organizando eventos, etc. Claro que palestrar é uma forma de contribuir, mas se você apenas faz palestras e com isso consegue ser convidado para ir a eventos, acaba passando uma imagem de que você apenas "fala e não faz".
Eu mesmo não me sinto muito a vontade de palestrar sobre Debian porque considero que minhas contribuições ainda são pequenas e pra não correr o risco de falar bobagens, prefiro não falar.

> O outro cara nunca vi, só tive receio.

O Fred é um palestrante bastante experiente, tenho certeza que ele será cuidadoso. A palestra dele deve abordar a customização do Debian, e não o projeto Debian em si. No resumo da palestra está o seguinte:

"No final da década de 90, a Prodabel, empresa pública de informática do município de Belo Horizonte, criou uma distribuição GNU/Linux chamada Libertas. O objetivo era criar um sistema para ser utilizado pela administração do município de Belo Horizonte. A ideia original não foi pra frente, mas o projeto foi evoluindo e hoje é a distribuição utilizada em todos as escolas municipais de Belo Horizonte. Nessa apresentação veremos a situação atual do projeto, sua estrutura de desenvolvimento e o que muda com a adoção do Plasma como ambiente desktop em sua última versão."

Eu até fiquei na dúvida se relacionava a palestra dele como "temática do Debian em outras trilhas", mas como ele cita o Debian no título, achei legal colocar na notícia.

Membro da Comunidade Curitiba Livre
Fone: +55 (41) 9198-1897