Event Flisol Brazil Minas Gerais

Paulo Henrique de Lima Santana phls at softwarelivre.org
Thu Feb 22 20:03:13 UTC 2018

----- Mensagem original -----
> De: "caioshing1" <caioshing1 at hotmail.com>
>
> Olá,

Olá Caio.

> Bom, iremos fazer install fast por tanto precisamos das mídias de instalação e
> de pessoas(representantes) que estejam dispostas a estar lá para discutir e até
> palestrar sobre a Debian divulgando a importância do software livre e mostrar
> como a Debian como uma opção de adesão a este universo.

Vi que você também mandou uma mensagem para a nossa página no facebook pedindo patrocínio, então vou aproveitar para tirar todas as dúvidas.
O Projeto Debian internacional não patrocina eventos, e nós aqui no Brasil somos apenas uma comunidade de contribuidores, então nós não temos como patrocinar. Pelo contrário, nós também estamos buscando patrocinadores para a MiniDebConf Curitiba 2018, por exemplo.

O que normalmente acontece é que os organizadores dos eventos convidam pessoas da comunidade Debian para palestrar, e quando é em outra cidade o evento banca passagens, hospedagem e alimentação para que essa pessoa vá até a cidade. Isso não acontece apenas no Debian, mas na comunidade de software livre em geral.

Então se você convidar um pessoa de outra cidade para palestrar no FLISOL em Florestal, provavelmente essa pessoa pedirá para você ajudar com os custos que citei antes porque fica difícil ir palestrar bancando do próprio bolso, a não ser quando é de alguma empresa, aí a empresa pode ter interesse em bancar a ida de um palestrante deles.

O que te aconselho a fazer é seguir o modelo que fazemos aqui em Curitiba: nós abrimos uma chamada de atividades e as pessoas interessadas em palestrar enviam propostas para selecionarmos. Caso a proposta seja aceita, o palestrante já sabe que nós não vamos bancar os custos. Se você abrir uma chamada aí para FLorestal, procure divulgar bastante nas listas e redes sociais para o pessoal próximo a sua cidade fique sabendo e envie proposta. Quem sabe aparecem pessoas de BH dispostas a ir.
Você pode ver a nossa chamada de Curitiba aqui:
http://curitiba.flisol.org.br/chamada

> Nossa universidade tem uma demanda por Linux mas não há ninguém disposto a
> ensinar e divulgar o mesmo estamos tentando fazer a diferença com este evento
> trazendo a liberdade ao público alvo de conhecerem este mundo magnifico do Free
> Software;

Parabéns pela iniciativa e espero que dê tudo certo para vocês e que a comunidade de software livre da sua Universidade cresça bastante.
Caso vocês não consigam palestrantes, o que posso te aconselhar é formar um grupo de estudo e que vocês mesmos façam as palestras sobre temas que vocês queiram estudar. O importante é fazer o FLISOL acontecer aí.

Não sei se vc já tá inscrito na lista de discussão do FLISOL, mas caso não estiver, é importante você entrar lá: