Encontro Debian Women - Curitiba, 10 de março

Antonio Terceiro terceiro at debian.org
Tue Mar 13 12:39:51 UTC 2018

On Mon, Mar 12, 2018 at 11:31:21PM -0400, Renata D'Avila wrote:
> [...] a questão dessa lista (que, por sinal, ainda não estou
> totalmente confortável com, tendo em vista que o
> administrador/moderador com poderes supremos nela é um homem e parte
> das suas relações).

este homem nunca usou e nem pretende usar os poderes supremos dele pra
policiar um debate. se você quiser ele pode inclusive adicionar você pra
ter poderes supremos na lista; ele vai ficar feliz em dividir o trabalho
de aprovar mensagens legítimas que ficam na moderação e apagar o spam.

> Nem todas concordam com a sua sugestão da arte, mas eu que fiz todas e
> vou falar: eu não me sinto confortável tendo meu trabalho substituído
> por um homem, até porque não vejo, no momento, como as artes sendo o
> problema. O problema da campanha não é o design ou a arte.

era só uma sugestão. eu não participo dos canais onde a campanha foi
divulgada, e não sabia que já tinha uma arte. você poderia ter
simplesmente dito "não é necessário".

[...]
> O que vi foi como alguém que disse ter "experiência em como as coisas
> funcionam" e que "gastar 2000 euros nisso [mulheres na MiniDebConf] é
> barato demais. tudo é um questão de como a gente coloca" não se
> prestou a brigar pelo que tínhamos combinado - trazer TODAS as
> mulheres da campanha. Debian falou de fazer "match" com as doações,
> ele ficou satisfeito e agradeceu sem contra-argumentar diante do fato
> que, se a campanha não chegar ao menos a 50% (altamente provável que
> não chegue com a situação atual e o pouco tempo que temos), NÃO
> TEREMOS COMO trazer todas as mulheres.

O líder atual do projeto (e não "o Debian"), que é a passoa eleita pra
entre outras coisas analisar pedidos de uso de recursos do projeto,
ofereceu essa ajuda de cobrir as doações.  Diferente do que você está
dizendo, eu contra-argumentei e pedi explicitamente que cobrisse o valor
total, e ele insistiu na idéia dele.  De fato, eu não insisti novamente,
e achei que 50% do valor total seria alguma ajuda apesar de obviamente
não ser tudo.

> É de se perguntar se quando Debian liberou os mais de 3000 euros para
> a sprint ruby em 2016 - sprint essa que SÓ TINHA HOMENS [3] foram
> colocadas todas essas barreiras também (os newbies tiveram que ir
> atrás de grana - ou é só agora, com mulheres fazendo iniciativa para
> diversificar a comunidade Debian, que é necessário?).

A sprint do time de Ruby foi aprovada por um líder diferente; talvez uma
outra pessoa na posição de líder tivesse aprovado o nosso pedido total.
Existem vários aspectos que fazem a sprint do time de Ruby ser diferente
desse pedido que eu fiz para a campanha Mulheres na MiniDebConf; um ser
apenas homens e o outro apenas mulheres é um deles, bastante importante
do nosso ponto de vista atual, mas não é o único.