Re: Encontro Debian Women - Curitiba, 10 de março

Daniel Lenharo de Souza daniel at lenharo.eti.br
Tue Mar 13 14:34:15 UTC 2018

Não vou responder ao e-mail todo, apenas farei algumas observações.

Em 13-03-2018 00:31, Renata D'Avila escreveu:
> [...]
> porque meu nome está lá como criadora, com todas as letras - você teve
> problema com ela (ou será que foi problema porque as mulheres - e não a
> organização da MiniDebConf - pensaram, foram atrás e fizeram tudo que o
> feministo nunca fez pela MiniDebConf? Pergunta retórica.) E mesmo
> incomodado "por não ter sido informado" ou por "estar equivocada a
> informação", não veio falar comigo. Foi atrás das gurias da campanha em
> mais de um meio - e publicamente, em lugares que você é reconhecido como
> membro do Debian e suas manifestações tem peso -, mas para mim, não

Como membro da organização também, posso dizer que jamais tivemos
problemas com esta campanha. Ficamos felizes pela iniciativa de trazer
mais mulheres para o evento. Nas reuniões iniciais buscamos diversos
nomes de mulheres para palestrar e estar no evento, mas as que
consultamos não tinham disponibilidade de estar presente no evento.

> [...]
>
> Nem todas concordam com a sua sugestão da arte, mas eu que fiz todas e
> vou falar: eu não me sinto confortável tendo meu trabalho substituído
> por um homem, até porque não vejo, no momento, como as artes sendo o
> problema. O problema da campanha não é o design ou a arte. O problema da
> campanha é que em vez de assumir que era uma boa ideia (apesar de não
> ter sido vocês a pensarem nela) vocês focaram em que estava errada, que
> deveríamos simplesmente ter pedido dinheiro pro Debian, e não abraçaram
> para nos ajudar a divulgar desde o começo.

Eu particularmente não cheguei a ver arte sobre a campanha(me desculpe
se estou equivocado). Desde que tivemos conhecimento da campanha, temos
incentivado as pessoas a colaborar.

Respeitosamente

--
Daniel Lenharo de Souza