Re: Resumo da Plenária Debian no FISL14

Paulo Henrique Santana phls00 at gmail.com
Thu Jul 11 15:29:15 UTC 2013

Em 11 de julho de 2013 11:06, Fernando Ike <fike at midstorm.org> escreveu:
>   Olá!

Olá

>   Infelizmente não pude ir, espero que os comentários abaixo ajude de alguma
> forma.

Legal.

>   Se não estou enganado, o www.debianbrasil.org estava (algum tempo) atrás
> na Celepar junto com outros grupos de usuários. Como a Celepar informou que
> não hospedaria mais os sites dos grupos de usuários, cada grupo seguiu um
> rumo diferente. O site do Debian Brasil e o Planeta foram para Slicehost
> (Rackspace).

Se não me engano o Debian Brasil está no Serpro.

>   O diagnóstico na plenária foi o que? O problema da Wiki é qual? Mudar para
> http://softwarelibre.org/debianbrasil é por qual motivação?
>
>   Se o problema do site atual era uma questão de quem faz o suporte do
> mesmo, mudar o site irá resolver?

Os problemas que levantamos foram os seguintes:
- O objetivo da wiki era que a comunidade nacional contribuisse, mas
isso já deixou de acontecer há um bom tempo. Talvez as únicas
excessões são a parte do time de tradução e dos eventos. Se ninguém
contribui no resto, ela acaba ficando obsoleta. Uma aposta nossa é que
talvez as pessoas contribuam mais usando uma ferramentas mais amigável
como o noosfero que permitirá inclusive o cruzamento de postagens,
fóruns, comentários, etc.

- A wiki tem que sair do Serpro e será necessário outro servidor para
hospedá-lo. A wiki.d.o resolveria esse problema pq ela é administrada
pelo projeto mundial e não precisaríamos nos preocupar com isso.

- Unificar os esforços em uma única wiki (a mundial) ao invés de ter
aqui uma wiki que está com problemas (vide caso do Hélio que não
consegue logar).

O uso do noosfero do softwarelivre.org possibilitará usar uma
ferramenta mais propícia para postar notícias, receber comentários,
etc. O objetivo é usar algo mais atrativo para os usuários do que uma
wiki. E também prestigiar uma rede social livre desenvolvida aqui. Se
a gente começar a movimentar a página no noosfero, quem sabe teremos
mais pessoas entrando na rede e ajudando.

>   A wiki.d.o. não tem muitas coisas de grupos de usuários. Talvez não fosse
> melhor usar a wiki do softwarelivre.org?
>
> - http://wiki.softwarelivre.org/

O problema é que ele é foswiki e teríamos muito mais trabalho para migrar.
A wiki mundial e a nacional são moinmoin e seria tranquilo a migração.
Tem conteúdo antigo dos grupos de usuários, eles seriam migrados tb
para manter o histório. E como o objetivo é desestimular os grupos de
usuários estaduais, provavelmente não será criado muito conteúdo novo.

>  E o http://planeta.debianbrasil.org ficaria como nesse novo cenário?

humm... acho que esquecemos de falar sobre isso :-)

Como vc pode ver, são apostas para tentar movimentar a comunidade.
Acho que a conclusão principal é: do jeito que tá não dá pra ficar.
Vamos em buscar de algo diferente então.

http://www.phls.com.br
Tim  (41) 9638-1897
Vivo (41) 9188-9981
Oi    (41) 8496-0289