Resumo da Plenária Debian no FISL14

Felipe Augusto van de Wiel (faw) faw at funlabs.org
Fri Jul 12 08:58:58 UTC 2013

Olá,

On 11/07/13 08:29, Paulo Henrique Santana wrote:
> Em 11 de julho de 2013 11:06, Fernando Ike <fike at midstorm.org> escreveu:
[...]
> Se não me engano o Debian Brasil está no Serpro.

Depende de qual parte.  :-)   O wiki está no SERPRO.

> Os problemas que levantamos foram os seguintes:
> - O objetivo da wiki era que a comunidade nacional contribuisse, mas
> isso já deixou de acontecer há um bom tempo. Talvez as únicas
> excessões são a parte do time de tradução e dos eventos. Se ninguém
> contribui no resto, ela acaba ficando obsoleta. Uma aposta nossa é que
> talvez as pessoas contribuam mais usando uma ferramentas mais amigável
> como o noosfero que permitirá inclusive o cruzamento de postagens,
> fóruns, comentários, etc.

Esse não era o objetivo do wiki.  Há muito tempo atrás o Debian-BR tinha
uma página web e havia problemas pra atualizá-la, isso é pré-2003, não
existiam bons CMS e os wikis estavam engatinhando, ninguém cogitava ter
um wiki como página principal, adotou-se o ewiki pra facilitar a vida.

Como vários wikis, o ewiki morreu e substituímos ele pelo MoinMoin que
era o wiki oficial do Debian.  O objetivo era ter um espaço para anotar
itens, tomar nota, compartilhar documentos, tudo em português.

> - A wiki tem que sair do Serpro e será necessário outro servidor para
> hospedá-lo. A wiki.d.o resolveria esse problema pq ela é administrada
> pelo projeto mundial e não precisaríamos nos preocupar com isso.

Por que a wiki tem que sair do SERPRO?

[...]
> O uso do noosfero do softwarelivre.org possibilitará usar uma
> ferramenta mais propícia para postar notícias, receber comentários,
> etc. O objetivo é usar algo mais atrativo para os usuários do que uma
> wiki. E também prestigiar uma rede social livre desenvolvida aqui. Se
> a gente começar a movimentar a página no noosfero, quem sabe teremos
> mais pessoas entrando na rede e ajudando.

Eu acho super válido termos múltiplas iniciativas, mas não acho que
temos que ter uma só (em termos de interfaces de cooperação e interação).

Acho muito mais válido termos um portal no Debian Brasil, mesmo que seja
só uma página HTML que leve para os nossos diferentes pontos como wiki,
listas de discussão, canais de IRC, fóruns, presença nas redes sociais e
assim por diante e que possa ter uma área com a notícia mais importante,
como um evento ou algo similar.

> O problema é que ele é foswiki e teríamos muito mais trabalho para migrar.
> A wiki mundial e a nacional são moinmoin e seria tranquilo a migração.
> Tem conteúdo antigo dos grupos de usuários, eles seriam migrados tb
> para manter o histório. E como o objetivo é desestimular os grupos de
> usuários estaduais, provavelmente não será criado muito conteúdo novo.

Não acho que o conteúdo precise ser migrado.  Acho que se a ideia é
experimentar, pode-se começar a colocar novos conteúdos na wiki
internacional e ver como isso evolui, quais a diferentes demandas que
teremos (por exemplo, pessoas perguntando sobre dados atualizando em
um ou outro ponto).

Pessoalmente, eu acho que a wiki.debian.org não é o melhor lugar pro
material de GUD porque é fácil cair em páginas em inglês, mas acho
que vale a tentativa.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw) <faw at funlabs.org>