Resumo da Plenária Debian no FISL14

Felipe Augusto van de Wiel (faw) faw at funlabs.org
Sat Jul 13 17:51:52 UTC 2013

Olá,

On 13/07/13 10:21, Paulo Henrique Santana wrote:

> É o que estamos tentando fazer.
> As pessoas presentes na plenária decidiram coletivamente que
> gostariam de ver a url debianbrasil.org apontando para
> softwarelivre.org/debianbrasil e até o momento apenas você
> argumentou contra aqui na lista.

Quantidade não indica que algo está certo ou não.

> Hoje temos 2 urls apontando para o mesmo local (moinmoin nacional):
> debianbrasil e wiki.debianbrasil.org
> Na discussão que fizemos lá ficou claro que o moinmoin é um limitador,
> e que gostaríamos de experimentar novas soluções.

Fato, e há tempo existe a proposta de mudar o www. para algo diferente,
isso não quer dizer que redirecionar seja a melhor opção.  Talvez eu
consiga colocar em prática a ideia de ter um "portal" para outros
conteúdo.

> Não entendo a sua resitência em não querer apontar a url para o noofero.
> O portal como vc mencionou pode ser o softwarelivre.org/debianbrasil
> com links para as diversas mídias inclusive a wiki.

Em geral no Debian faz-se os testes primeiros e depois se muda, é
assim com cabeçalhos de metadados, com mudanças de pacotes, com o
próprio bits.debian.org.

Ainda há itens pra melhorar no Noosfero e ele não é a fonte
primária de recursos, além disso, eu não gostaria de ver a URL
ser redirecionada pra fora do domínio do debianbrasil.org e acho
que o Noosfero não suporta VirtualHost como o FusionForge.

Não é questão de resistência, é questão de primeiro ver o Noosfero
ser usado e se provar funcionar, você não precisa do redirecionamento
de URL pra isso acontecer..

> Com certeza é indepentende, mas gostariamos de ver isso funcionando.

E veremos, assim que o Noosfero estiver efetivamente sendo usado e
com os problemas resolvidos.

> Acho que até agora temos 2 propostas:
> Plenária Debian no FISL:
> debianbrasil.org -> softwarelivre.org/debianbrasil
> wiki.debianbrasil.org -> wiki.debian.org/Brasil
>
> Felipe:
> debianbrasil.org -> wiki.debianbrasil.org (uma página dentro da wiki
> com os vários links)
> wiki.debianbrasil.org -> wiki.debianbrasil.org
> Pelo que entendi a ideia do "portal" que vc citou é criar uma página
> na wiki com os links, correto?

Não, é diferente, vou ver se rascunho isso entre hoje a amanhã e
ponho no ar pra vocês verem.

E eu preferia que a conversa não fosse polarizada como a Plenária
vs. o Felipe.  O fato de eu não concordar com alguns dos pontos da
plenária não faz disso ideias antagônicas, só temos visões diferentes
sobre quando certos itens devem ser implementados e sobre como
fortalecer a marca do Debian e do Debian Brasil.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw) <faw at funlabs.org>