Resumo da Plenária Debian no FISL14

Felipe Augusto van de Wiel (faw) faw at funlabs.org
Sat Jul 13 18:01:54 UTC 2013

Olá,

On 13/07/13 10:19, José de Figueiredo wrote:
> Acredito que devemos focar nossos esforços em tornar o portal
> debianbrasil mais conhecido, por isto a troca para a infraestrutura
> do noosfero.

Na verdade isso é indiretamente relacionado.  Pelo que entendi a
justificativa é que uma feramenta melhor que o wiki possibilitará
o aumento da base de colaboradores.

A experiência dos últimos 10 anos mostra que esses dois itens não
estão diretamente relacionados para empacotamento, bugs, tradução
e documentação.  Imagino que possa funcionar para eventos e outras
atividades de divulgação, e ficarei muito feliz se isso mudar mais
recentemente e também afetar as outras áreas.

Mudar a plataforma / infraestrutura não é uma relação direta de
causa e efeito com o Debian Brasil ser mais conhecido é uma forma
de criar novas alavancas pra divulgar ações, o que é totalmente
válido.

> Trabalho com Debian a aproximadamente 7 anos e as únicas referências que
> consegui na wiki foram os materiais para tradução.

Qual o wiki?  :)

> A wiki está estática há um bom tempo e principalmente sem visibilidade.
> Qualquer novo usuário que queira contribuir encontra dificuldades em se
> orientar para saber como/quando/quem.

Isso é um problema recorrente, e não é do Debian Brasil, isso
acontece em diferentes comunidades, porque é difícil manter a
documentação atualizada e saber exatamente como orientar casos
diferentes.

É um desafio constante essa parte de orientação e ajudar gente
nova a colaborar com o Debian, seja o Brasil ou o projeto
Internacional.

> Não acho que precisamos modificar outros portais. A questão esta em
> melhorar a projeção do portal principal - debianbrasil.

Eu acho que precisamos modificar e melhorá-los, mas isso começa
com criando novas frentes e mostrando que são alternativas
válidas e daí adaptando canais e documentação à medida em que
progredimos.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw) <faw at funlabs.org>