Resumo da Plenária Debian no FISL14

Felipe Augusto van de Wiel (faw) faw at funlabs.org
Sat Jul 13 19:29:56 UTC 2013

Olá,

On 13/07/13 12:13, Luiz Guaraldo wrote:
> Assim, no Debian-RS decidimos por usar o noosfero como
> página principal depois de um problema que se teve na
> infra que deixou a página fora por dias, perdeu-se o
> conteúdo é etc.

Vamos deixar claro que isso não estava hospedado na estrutura
do Debian Brasil (debianbrasil.org) para que não haja nenhuma
confusão sobre disponibilidade e confiabilidade.

> Funcionou bem e colocou-se nela links para wiki, g+,
> face, lista de e-mails, etc. Elegeu-se quem manteria
> o que é pronto, ficou muito bom e funcional.

Isso é ótimo! :-)

Eu imagino que o Debian-BR será o primeiro a mover todo o seu
conteúdo para o Noosfero do Debian Brasil como forma de apoiar
a ideia e já começar com uma boa base.

> A questão aqui é ser aberto a mudança ou não, e os DDs
> costumam ser menos abertos a isso que usuários. Não
> estou dizendo que seja bom ou ruim isso, mas acho valia
> a tentativa de deixar a comunidade mais atrativa para a
> própria comunidade.

A questão aqui é não rotular a discussão.  Se eu sou DD,
branco, baixo, gordinho e tenho olhos verdes, tenho um
email do GMail ou não, isso é irrelevante para a discussão

> Agora quanto a colocar o domínio debianbrasil.org para fora
> dele, não vejo um motivo maior do que a resistência à
> mudanças histórica dos DDs.

Acho que você está errado quanto à resistência histórica dos
DDs já que na maioria dos casos que eu consigo me lembrar eram
os DDs propondo mudanças e não-DDs resistindo a elas. Posso
citar o GUD nacional, as listas unificadas, as listas por
micro-região (ao invés de estaduais), o uso do wiki como site
principal, a migração do CVS para o SVN.

Nós realmente precisamos polarizar as discussões ou podemos
melhorar os argumentos e ter discussões construtivas?

> Como disse, funcionou bem para o Debian-RS, e acredito que
> funcionará para o Debian-BR.

Ótimo.  Como eu disse, vamos executar e ver como evoluímos, o
redirecionamento da URL não é impeditivo para isso, e imagino
que a experiência do RS será usada como exemplo na conversão
para dentro do Debian Brasil, ou seja, será o primeiro estado
a nào estruturas separadas, ou estou enganado?

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw) <faw at funlabs.org>