Re: Migração da wiki e domínio debianbrasil.org.br

Felipe Augusto van de Wiel (faw) faw at debian.org
Wed Jul 31 18:36:24 UTC 2013

Olá,

Acho que alguns pontos são importantes.

On Wed, July 31, 2013 11:08, Paulo Henrique Santana wrote:
> Boa parte do conteúdo da wiki.debianbrasil.org foi migrado
> para a página da Comunidade Debian Brasil no softwarelivre.org [1]

Volto a reforçar que o conteúdo do wiki não precisava ser migrado
para validar a existência ou o uso da área do Debian Brasil no
Noosfero do Software Livre.

> Assim a página agora tem mais conteúdo, mesmo que esse conteúdo
> seja antigo e sem atualizações (principalmente aqueles dos
> projetos passados e dos documentos). Mas pelo menos os visitantes
> poderão ver que a comunidade já produziu bastante e quem sabe
> estimular novos contribuidores.

O que levanta a questão do foco das ferramentas.  Acredito que o
wiki ainda é um melhor modelo para editar conteúdo colaborativo,
e o Noosfero seja uma plataforma diferente para aumentar interação,
colaboração e expor novas formas de compartilhamento.

> Pessoalmente acho que o principal que foi migrado são aqueles textos
> da área de comunicação como orientações sobre listas, irc, planeta e
> links.

O Planeta é um exemplo de item que eu prefiro manter no wiki do
Debian Brasil.

> Não vou migrar as páginas da equipe de localização [2] e dos grupos
> de usuários [3]. Também ficaram os conteúdos da FAQ, Eventos e fotos
> antigas.

De certa forma isso fragmenta as áreas de documentação.  Talvez fosse
interessante ter tido uma discussão mais ampla sobre qual seria o
melhor lugar para hospedar os diferentes tipos de conteúdo que temos,
de acordo com os objetivos e planos.

> Para facilitar o acesso a página da Comunidade fiz o registro do dominio:
> http://www.debianbrasil.org.br
>
> Os sub-domínios também estão funcionando:
> http://wiki.debianbrasil.org.br
> http://planeta.debianbrasil.org.br

É uma pena que a tentativa de criar uma nova plataforma esteja sendo
conduzida dessa forma, criando fragmentação, forçando o uso de um novo
domínio e sem considerar diferentes pontos de vista e discussões
conduzidas em nossas listas de discussão.

Além de ser uma questão a ser analisada com relação à marca do Debian
no Brasil, uma vez que a entidade que registrou o domínio não é uma
das parceiras oficiais do Debian no Brasil e não houve coordenação com
as pessoas que protegem a marca do Debian no Brasil.  Este ponto precisa
também ser analisado quanto à continuidade da disponibilidade em caso de
mudanças administrativas na entidade que agora detém o domínio.

Abraço,
--
Felipe Augusto van de Wiel (faw)