Debian no FISL14

Antonio Terceiro terceiro at debian.org
Wed Mar 20 14:03:31 UTC 2013

On Wed, Mar 20, 2013 at 09:59:10AM -0300, Paulo Henrique Santana wrote:
> Então, ideias? sugestões? observações?

Infelizmente eu não vou estar no FISL esse ano, então não vou poder
colaborar diretamente na nossa participação.

Mas um tema que tem sido bastante discutido na comunidade é como atrair
novos colaboradores. Por isso, eu quero sugerir que quem for propor
atividades pense em tocar nesses pontos, e principalmente tentar mostrar

1) o quanto o Debian é importante no ecossistema do software livre (e
consequentemente o quanto alguém se beneficia de poder botar no
currículo que participa do Debian);

2) como o Debian é aberto a colaborações e que a grande maioria das
coisas nas quais você pode começar não precisa de permissão de ninguém,
é só ir lá e fazer; e

3) quais são as diferentes formas de colaborar com o Debian/como
descobrir quais são essas coisas que você pode simplesmente ir lá e
fazer.

Acho que também vale à pena tentar discutir um plano pra ter mais
brasileiros envolvidos no Debian, usando um esquema de mentoring. Por
exemplo eu estou disposto a orientar 1 ou 2 pessoas que queiram
contribuir com código ou empacotamento (que são as áreas em que eu
pessoalmente me interesso).

Acho que essa discussão toda não é específica do FISL, e nem precisamos
esperar o FISL pra fazer alguma coisa sobre isso, mas como é no FISL que
acontece um encontro presencial da comunidade, precisamos marcar essa
conversa lá _também_.

Abraço,

--
Antonio Terceiro <terceiro at debian.org>