Dificuldade com o Debian (VLC e OFFICE)

Carlos Laviola claviola at debian.org
Tue Mar 3 10:37:24 GMT 2020

On Mon, Mar 2, 2020 at 10:36 PM André Pfister <pfisterm at gmail.com> wrote:

> Possuo o Sistema TinkerOS (Debian 9) no Asus Tinker Board.
>
> Estou tendo muita dificuldade em instalar o VLC e o pacote Libre Office.
>
> Não sei nem começar a baixar e instalar.
>
> Tudo deve ser feito a partir do terminal? Não sei como fazê-lo.

Pelo que eu vi aqui é como no Debian mesmo, então no seu caso basta
rodar os seguintes comandos no terminal:

sudo apt-get update
sudo apt-get install vlc libreoffice

> Não existe uma extensão, tipo no Windows, em que clicamos e a instalação começa?

Existe, mas é parte do GNOME, e parece que o ambiente gráfico padrão
do TinkerOS é o LXDE. Você pode instalar mesmo assim e testar:

sudo apt-get install gnome-software

> Estou muito perdido nesse sistema.

Talvez seja uma boa ideia começar pela Wiki dele:
https://tinkerboarding.co.uk/wiki/index.php/Software
Ali diz que você também pode rodar Android nesse sistema, talvez seja
mais prático pra você.

Boa sorte!