Re: MiniDebConf no Brasil em 2020 - Maceó

Paulo Henrique de Lima Santana phls em debian.org
Sex Nov 22 15:56:54 GMT 2019

Olá,

On 20/11/2019 17:15, Eriberto wrote:

> Na minha opinião, não ter palestras em paralelo é diminuir as opções e
> a qualidade do evento. Eu, por exemplo, não me interesso por tradução
> (é apenas um exemplo, é o meu caso em particular e não estou dizendo
> que tradução não é importante). Então, não tendo outra opção, talvez
> eu não assista a nenhuma outra palestra nesse horário. Consequência:
> em um evento de apenas dois dias, perdi um tempo técnico
> significativo.

Acredito que essa discussão é importante pra gente tentar alinhar as
nossas expectativas para o evento.

Em evento de SL em geral como Software Freedom Day ou FLISOL, eu
concordo que a variedade de opções é importante. Mas pensando na
MiniDebConf, a minha expectativa é que o pessoal use esse "horário
livre" para sentar e realmente contribuir para o Debian. Aí sim teremos
um tempo técnico sendo usado de forma produtiva para o Projeto.

Se a gente ficar sempre nesse ciclo de "palestras para atrair novos
contribuidores" e ensinando as pessoas, vamos perder essas oportunidades
como as MiniDebConfs para o pessoal se reunir para fazer contribuições
de fato. Tive a oportunidade de participar da MiniDebConf em Hamburgo
esse ano e vi que lá as palestras eram atividades secundárias porque o
importante mesmo era o pessoal se reunir no hacklab pra trabalhar. E
mesmo as palestras eram coisas bem técnicas.

Claro, estamos falando da realidade na Europa e talvez em Maceió a
expectativa seja outra principalmente por ser a primeira MiniDebConf no
Nordeste. Talvez em Maceió o público de novatos seja muito grande e o
pessoal queira ver o máximo de palestras básicas possíveis. Aí vai do
pessoal da organização em Maceió dizer qual a expectativa deles.

Eu gostaria de fazer no máximo 1 palestra para que eu possa ter tempo de
fazer aquilo que não consegui nas 3 edições em Curitiba por estar
comprometido na organização: contribuir para o Debian junto com outras
pessoas. Mas do que falar sobre como fazer traduções (por exemplo) eu
quero sentar e fazer traduções durante esses 2 dias.

Acho vale a pena a gente quando divulgar o evento, divulgar junto os
vídeos que existem das nossas palestras pro pessoal assistir e ir pra
DebConf pra tirar dúvidas e ajudar. Tipo assim: quer ajudar a traduzir o
Debian? Assista esses vídeos das palestras e venha para a MiniDebConf
para ajudar.

Paulo Henrique de Lima Santana (phls)
Curitiba - Brasil
Debian Developer
Diretor do Instituto para Conservação de Tecnologias Livres