Resumo da Plenária Debian no FISL14

Felipe Augusto van de Wiel (faw) faw at funlabs.org
Sat Jul 13 18:55:11 UTC 2013

Olá,

On 13/07/13 11:35, Helio Loureiro wrote:
> Olha, acho válido ter discussões sobre tudo em comunidade.

Somos dois.

> Mas estou na dúvida até onde é discussão por pontos importantes
> e até onde é simplesmente teimosia.
>
> Podemos manter o planeta funcionando, já que não é nada mais que
> um agregador rss.

Isso não estava em discussão.  :-)

> Se um dia parar de funcionar, mudamos, mas já foi decidido que
> era melhor mudar tudo pro noosfero o restante, tanto por
> facilidade de edição quanto centralização de informação,
> pra ter apenas um ponto focal pra quem quiser saber sobre
> debian no Brasil.  Sem mencionar que a manutenção fica por
> conta da ASL.

A ASL já teve problemas em outras ocasiões, nada é a prova de
falhas, então certamente esse ponto pode ser discutido, mas a
questão é que esse não é exatamente um "bônus".  Acredito ser
importante a filosofia de ter independêcia na gestão de certos
pontos da infraestrutura (vide o que aconteceu com o CIPSGA).

E eu não estou questionando a decisão de usar ou não o Noosfero,
acredito que seja válido e encorajo o uso, acho que é mais uma
interface de colaboração em um plataforma livre.

Ainda acredito que o debianbrasil.org seja o local ideal para
servir como agregador de outros pontos de colaboração e que
redirecionar não é a melhor opção, há outras formas de fazer
isso, como um "portal" que tenha links para recursos e destaque
para notícias/eventos.

O que discordamos é se o redirecionamento acontece antes ou
depois de o Noosfero estar atualizado e ser realmente usado.

Como parte do time de tradução eu não gostaria que a documentação
fosse migrada para o Noosfero e outros tradutores concordam comigo,
e nós usamos o wiki para agregar nossas informações.

> Então qual o problema?  Existe algum benefício em não fazermos isso?

A questão é se existe algum benefício em fazermos isso e só
vamos saber à medida que usarmos o Noosfero.

Concordamos em usá-lo então vamos testá-lo, o redirecionamento
da URL não é impeditivo para isso e não deveria ser forma de
direcionar tráfego para algo que vamos começar a experimentar.

Se realmente for um sucesso como todos preveem em alguns meses
nós simplesmente conversaremos pra dizer: OK, o Noosfero deu
super certo, vamos redirecionar a URL.

A mudança acontece por mérito e por resultado, não por conta de
decisão por comitê.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw) <faw at funlabs.org>